HISTÓRICO SERVIÇOS EMPRESA CORPORATIVO CONTATO
        CORPORATIVO
FLUXO
HISTÓRICO
RELATÓRIOS
LAUDOS TÉCNICOS
AMPLIFICADORES

        RADAK SUL
ELETRÔNICA
INFORMÁTICA
CERTIFICAÇÕES
PROFISSIONAIS
PROJETOS
GALERIA DE FOTOS
SITES
BIBLIOTECA

        CENTRO TÉCNICO
UTILITÁRIOS
PARCERIAS
LIVROS TÉCNICOS
ARTIGOS TÉCNICOS
DESTRAVE - DVD
ESQUEMAS
ORÇAMENTOS
SUPORTE TÉCNICO
VÍDEOS TÉCNICOS
 
PROJETOS
 
P.A.R. - Protetor Autônomo de Rede

  

"ONDE EXISTE ENERGIA ELÉTRICA NÓS ENXERGAMOS DADOS"

 

COMO SURGIU O P.A.R.?

O “Protetor Autônomo de Rede” ou simplesmente P.A.R. tem origem na observação de um grave problema que atinge todos nós, a preocupação constante com os danos e perdas de produtos eletroeletrônicos diante de falhas ou distúrbios da rede elétrica. Quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra!

Pois é, imaginem a cena... é noite ou dia, o tempo está fechado, de repente um estrondo... luzes oscilando, “piscadas” ...pronto! Aconteceu! Instintivamente corremos para desligar (puxar da tomada) nossos preciosos equipamentos eletrônicos ou então ficamos apavorados de nos aproximar deles pois podemos sofrer alguma descarga! Enfim, chame de preocupação, paranoia, mas o fato é que estes incidentes trazem prejuízos a muita gente e a muitas empresas. Confessa, você já fez algo assim ou conhece alguém que faz, não?

Então as perguntas que ficavam “martelando” eram:

Não podemos desenvolver um dispositivo barato, robusto e “esperto” o suficiente para nos tranquilizar nestes episódios? Quem sabe uma “maquininha” capaz de identificar os riscos, entende-los e AGIR de forma AUTÔNOMA na proteção dos nossos equipamentos...da nossa própria proteção? E se essa “maquininha” fosse capaz de perceber e se antecipar aos distúrbios elétricos, evitando a queima de eletrônicos e a perda de dados? Se ela se “comunicasse”, fazendo parte de uma plataforma inteligente e autônoma de serviços... Imagina você não precisar mais se preocupar ou correr desesperadamente para desligar tudo da tomada antes que o pior aconteça!!

Foi entendendo esta angústia e a intranquilidade gerada nas pessoas que nos motivamos a imergir neste cenário e projetar o P.A.R., a tal ”maquininha” que faz exatamente isso, tratar o problema de diferentes formas e caso não consiga contê-lo, ela mesma “tira” o equipamento da tomada! E tem mais...o P.A.R. continua monitorando a rede elétrica, registrando eventos e executando análise de dados. Quando entender que tudo está seguro automaticamente reconecta seu eletrônico, avalia o ocorrido e otimiza o desempenho de proteção!

 

O PROJETO

Área: Proteção Elétrica Inteligente - Status Atual: MVP (Protótipo sob validação- Fase 1)

O Protetor Autônomo de Rede oferece um novo padrão de segurança e proteção para qualquer eletroeletrônico conectado a uma rede elétrica. Entendemos que no mercado de "baixa tensão" não existem dispositivos que avaliem os diferentes distúrbios elétricos de forma completa, proativa e inteligente, gerando uma ação mais eficaz e eficiente de proteção. A queima de equipamentos vai além dos prejuízos com o produto físico, afeta o acesso a dados armazenados, a disponibilidade de serviços e a segurança dos usuários. O projeto está pautado em três pilares básicos: Autonomia, Inteligência e Informação. Estas características formam uma solução inovadora e acessível ao mercado corporativo, permitindo beneficiar o maior número possível de pessoas e negócios.

O P.A.R. é capaz de monitorar parâmetros da rede de energia, perceber e avaliar riscos de queimas agindo de forma autônoma e antecipada. O dispositivo pode estar integrado a uma infraestrutura elétrica (disjuntores inteligentes/tomadas inteligentes), tradicionais equipamentos de DPS ou, em uma versão móvel (T-Eletrônico), ser conectado em qualquer lugar, em qualquer tomada. Estará integrado a uma plataforma de serviços capaz de processar dados e depurar informações, permitindo potencializar estratégias para a melhoria contínua de serviços e produtos. Nosso dispositivo não substitui ou compete com outros recursos de proteção, como nobreaks por exemplo. A tecnologia proposta visa somar inteligência em ações estratégicas de prevenção, inclusive contra a queima destes produtos.   

A plataforma P.A.R. é um grande salto que ampliará a proteção inteligente e a conectividade de informações. Nesse ponto do projeto a infraestrutura elétrica torna-se mais do que conexão de energia, passa a ser uma “central proativa” capaz de aprender continuamente com as ocorrências da rede, aperfeiçoando as ações de proteção elétrica e de extração de dados. Tudo isso para tornar ambientes de incerteza: previsíveis, seguros e confiáveis. Uma nova tecnologia onde proteção elétrica autônoma gera mais do que segurança para os ativos, gera informação estratégica para a tomada de decisão no seu negócio!

Por que o P.A.R. é inovador?

Porque além de proteção elétrica inteligente com predição de falhas, o P.A.R. tem a capacidade de extrair dados da rede elétrica disponibilizando informações sobre a qualidade de energia, hábitos dos consumidores e históricos de incidentes na rede. Aprimora continuamente seus serviços gerando informação estratégica no cruzamento destes episódios e seus “padrões de assinatura”.

“ Estamos entregando proteção elétrica inteligente, a usabilidade do P.A.R. fornecerá os dados viabilizando novos modelos de negócios e serviços”.

O grande diferencial do projeto ultrapassa o dispositivo eletrônico de proteção, está na sua capacidade de prover e monetizar serviços inteligentes para diferentes áreas, como a gestão de riscos em ativos e seguro inteligente. A leitura de dados e a capacidade de processamento das informações permitirá tanto o aprimoramento contínuo da tecnologia P.A.R., quanto proporcionará novos horizontes para diferentes negócios. O mercado de proteção elétrica, especificamente em baixa tensão, opera de forma reativa e sem inteligência. Não dispõe de produtos ou serviços que gerem diferenciais estratégicos para ações de melhoria contínua e tomada de decisão.

Já imaginou a tomada de decisão embasada na análise de dados sobre seus equipamentos e a rede de energia? Tudo em uma única plataforma?

Se informação é dinheiro, proteção elétrica inteligente é um dos meios estratégicos para adquiri-la!

 

MERCADOS

Principais Mercados Beneficiados: Telecom, Energia e Seguradoras

Modelo de Operação:

1- A venda do hardware P.A.R. ao consumidor e/ou parceiros.

2- A venda de assinaturas anuais para uso/acesso a plataforma de serviços.

Comercialização do hardware: Via mercado varejista, representantes, franquias e e-commerce.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na construção de hardware inovadores, um dos grandes diferenciais é a capacidade do projeto responder em “camadas”. Mas o que significa isso? Significa entender que para cada “ambiente de aplicação” temos uma camada de hardware mais adequada e com melhores entregas. No eixo analógico, por exemplo, temos a “inteligência” da dinâmica perceptiva e funcional dos circuitos, o que permite interagir com robustez, segurança e instantaneidade no nosso meio, o mundo real. Nesse mundo real, eventos como descargas atmosféricas e distúrbios elétricos necessitam tempos de resposta extremamente curtos (poucos nanossegundos ou milissegundos) para ações contundentes de proteção.

A camada digital ocupa o espaço da depuração de dados, análise de informação e tomada de decisão... A questão não está em quem faz o “melhor papel” e sim, o resultado da obra como tecnologias complementares que são! O grande segredo está na reunião destas camadas, cada qual com sua capacidade e inteligência. Em tempos de IA e BigData, a possibilidade da ação conjunta entre estas “forças” e hardwares perceptivos vem permitindo a construção de dispositivos cada vez mais espertos, apaixonantes e com resultados incríveis!

O P.A.R. está sendo construído nesta direção, uma integração entre analógico e digital procurando entregar uma nova metodologia para o mercado de proteção elétrica inteligente ... Para quê?

Para mudar completamente a interação com o mundo, inovando a experiência da terceira e mais importante “camada” disso tudo...VOCÊ!

 

P.A.R. Team

____________________________________________________________________________________________________________________________

Mais Publicações:  https://startse.com/instituicao/radak  ; www.paronline.com.br

http://www.pucrs.br/blog/dispositivo-que-protege-eletroeletronicos-e-primeiro-destaque-do-torneio-empreendedor/

Safe Creative - Copyright registry 

(Registros INPI: BR 10 2018 013624 0  /  913911666)


 

 

RADAK SUL ELETRÔNICA & INFORMÁTICA LTDA. 2018 Todos os direitos reservados.
Rua Dr. Barbosa Gonçalves, 11 - Porto Alegre - RS - F.: (51)-3334.3013 contato@radak.com.br